1.10.07

Da "Atlântico", o "charme" nojento da direita "liberal"

O desrespeito profundo que tenho pela autoproclamada "direita liberal", por aqueles que usam o liberalismo para propósitos mesquinhos de baixa política e que tentaram impingir aos liberais a ideia de que "o liberalismo tem de passar pela direita", tornou-se ainda maior depois de ler este naco de prosa nojenta. Trata-se de um senhor, analfabeto em questões de liberalismo, que consegue fazer no mesmo texto, além do enésimo ataque ad hominem a Ron Paul (perante um liberal sério e consequente, qualquer político estatista serve a um estatista desde que se esbarre o caminho ao liberal), menções profundamente injuriosas a católicos e protestantes - e tudo num tom de vão de escada que denuncia provavelmente a personalidade que temos pela frente e os meios em que se move. Não me tinha enganado em dizer, há uns tempos, que os liberais andavam muito equivocados se pensavam que dos lados da "Atlântico" vinha alguma coisa saudável.

11 comentários:

Quizzer disse...

Caro Luis Aguiar Santos,

O grande tema do debate político norte-americano durante este ano foi a imigração - citando o próprio Ron Paul: "immigration may be the issue that decides the 2008 presidential election".

Assim, gostaria de lhe pedir - solicitação extensiva a qualquer outro dos apoiantes portugueses do congressista - um comentário à posição do congressista na discussão da CIRA S.2611 [ http://thomas.loc.gov/cgi-bin/bdquery/z?d109:S2611: ] e se terei alguma razão ao desconfiar que tivesse sido outro que não Ron Paul o autor de frases como "illegal immigrants simply increase the supply of labor in a community, which lowers wages" receberia dos apoiantes portugueses de Ron Paul, não apoio, passe o pleonasmo, mas mordaz chacota.

Desde já o meu agradecimento, na esperança que seja possível atender ao meu pedido.

Gabriel Silva disse...

A revista Atlântico é uma excelente revista e que bastante falta fazia no panorama editorial e político nacional.

O facto de um dos seus colaboradores ter escrito uma posta particularmente infeliz, coisa que certamente poderá acontecer a cada um, não afecta em nada, a meu ver, nem a revista, nem sequer o facto de o autor habitualmente assinar excelentes textos.

Paulo Pinto Mascarenhas disse...

Obrigado, Gabriel. Também fiquei surpreendido com os termos utilizados e a consequente generalização, até porque atinge pessoas que fazem parte deste blogue e que escrevem mais ou menos regularmente na revista e no blogue. Nem parece de alguém que se diz liberal. Mas isso já escrevi no "nojento" blogue.

Luís Aguiar Santos disse...

Caro PPM,

Os termos utilizados foram proporcionais aos termos absolutamente inaceitáveis que visaram Ron Paul no vosso blogue - e os evangélicos (que parecem um bando de malfeitores) e os monárquicos (pelos vistos, um bando de lunáticos) e as freiras, sobre as quais o simples decoro deveria impedir que alguém escrevesse daquela maneira. Aliás, apenas adjectivei o "naco de prosa" em causa.

Paulo Pinto Mascarenhas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Pinto Mascarenhas disse...

Caro Luís Aguiar Santos,

"Não me tinha enganado em dizer, há uns tempos, que os liberais andavam muito equivocados se pensavam que dos lados da "Atlântico" vinha alguma coisa saudável."


Isto é escrever sobre o "naco de prosa"? Não me parece.

Luís Aguiar Santos disse...

Concedo que reagi a quente e que a frase que cita pode ter a interpretação que sugere. É verdade que me considerei desde o início adversário do projecto da "Atlântico" por ser completamente contra a confusão do liberalismo com a dicotomia esquerda/direita (e, portanto, do projecto de uma "direita liberal") e que muitas vezes discordo da linha política evidenciada na revista. Dito isto, é discutível da minha parte estar a atingir, no meu ataque a Henrique Raposo, toda a "Atlântico" (e sobretudo quem lá escreve) - porque dei azo a essa interpretação. Nesse caso, tenho de lhe pedir desculpa a si e aos outros colaboradores que não o senhor Henrique Raposo.

Paulo Pinto Mascarenhas disse...

Pedido de desculpas aceites. A discussão com o Henrique Raposo é a discussão com o Henrique Raposo. Se Luís Aguiar Santos lesse a revista talvez já tivesse percebido que ultrapassa dicotomias esquerda-direita, ou que esta dicotomia não é a mais relevante.
Cumprimentos

Luís Aguiar Santos disse...

O Paulo Pinto Mascarenhas provavelmente já não vai ler isto, mas acho curioso que nestes comentários tenha dito que a "Atlântico" "ultrapassa dicotomias esquerda-direita, ou que esta dicotomia não é a mais relevante" e depois apresenta-a aqui como "uma revista da direita civilizada e inteligente". Isto não é um bocadinho incoerente? Por outro lado, é interessante notar que, na apresentação da revista, provavelmente para não afugentar os conservadores, o termo "liberal" caiu... Foi-se a "direita liberal" e ficou a "direita"? Mas isso é exactamente o que eu sempre argumentei: que na confusão do liberalismo com a "direita" (ou com a dicotomia "esquerda" vs "direita") seria sempre o liberalismo o sacrificado - mais tarde ou mais cedo...

Paulo Pinto Mascarenhas disse...

Não sei se o Luís Aguiar Santos também vai ler isto, mas parece-me que se precipitou: quem faz essa apresentação da revista é um blogue de esquerda. Um bom blogue, é um facto, mas a opinião - ou a apresentação não é minha...

Anónimo disse...

Possibly the most amazing blog that I read all year! halter neck wedding dress!?! Dual SIM Cell Phones Louboutin Shoes christian louboutin platforms. Bridal Wedding Dresses