9.10.07

Freedom Under Siege (4)

“A responsabilidade pessoal foi uma vez mais fragilizada pela decisão de 1986 do Supremo Tribunal do Texas, que considerou um empregado de bar responsável pelo acidente causado por um dos seus clientes, após este ter saído do seu estabelecimento. Este é um exemplo perfeito do que acontece quando ninguém sabe o que são direitos individuais! Uma vez que se perca este conceito, a própria noção de responsabilidade pessoal estará perdida.”

Freedom Under Siege, página 21

É hoje aceite, de forma geral, que qualquer julgamento deve ter em conta o contexto social em que um dado acontecimento sucedeu. Esta metodologia, profundamente anti-liberal, conduz à criação de atenuantes e agravantes que, em última análise, desvinculam por completo a responsabilidade individual dos autores materiais e, na mesma sequência lógica, à total desvalorização das escolhas dos indivíduos. As pessoas transformam-se assim em meros agentes socio-culturais de um colectivo, sem real poder de escolha. Esta é a base das teorias colectivistas e a maior ameaça à Liberdade.

É contra ela que Ron Paul tem lutado nas últimas décadas, (quase) sempre contra os Democratas, muitas vezes contra os Republicanos. Porque a maior prova de liberdade individual é, quando necessário, sabermos apontar o dedo aos que nos estão mais próximos, não aos que estão mais longe.

Sem comentários: