12.10.07

Freedom Under Siege (6)

“Todos os anos são escritas milhares de páginas de legislação, lidas por poucos e entendidas por ninguém. Isto acontece de forma intencional, para manter a arraia miúda controlada e para dificultar a vida às pessoas. É usado como instrumento político para perseguições selectivas. A regulamentação pode favorecer algumas actividades enquanto destrói outras, permitindo grandes acumulações de riqueza aos beneficiários.”

Freedom Under Siege, página 25

O que Ron Paul descreve neste parágrafo é um fenómeno ainda mais preocupante em Portugal do que nos EUA e está no centro da nossa economia pós-74 (o que não isenta de forma alguma o Estado Novo, que também usou este tipo de proteccionismo serôdio na defesa dos "interesses nacionais").
Os vários governos dos últimos 30 anos têm utilizado o poder legislativo para favorecer interesses corporativos e partidários, amigos de longa data e compagnons de route, sempre em nome de supostos "centros estratégicos de poder" e outros chavões semelhantes, cujo favorecimento custa normalmente aos contribuintes milhões e milhões de euros.
A centralização burocrática - e cada vez menos democrática - em Bruxelas, aparentemente libertadora destas práticas, apenas se tem vindo a demonstrar como réplica mastodôntica da prática local, tendo neste caso como principais interessados os agricultores franceses e os industriais alemães. Só a desregulamentação, devolvendo aos cidadãos a sua liberdade de escolha, poderá romper com este ciclo e Ron Paul di-lo desde há muito.

Sem comentários: