2.10.07

Lunáticos

Antes de chegar à liderança do Partido Consevador, Thatcher foi apelidada de tudo: lunática com umas ideias absurdas sobre o mercado livre, uma traidora incapaz de se solidarizar com políticas do seu próprio partido, uma desbocada que chegou ao ponto de ilustrar a semelhança dos dois maiores partidos através de discursos em tudo semelhantes dos seus dois líderes.


AMN, aqui.

2 comentários:

Quizzer disse...

O argumento de que Ron Paul é lunático não colhe se for sustentado em nada, evidentemente. Thatcher, Ron Paul e Hitler foram todos apodados de lunáticos.

A meu ver, o maior problema de Ron Paul não é ser lunático, mas um ideólogo radical - o que para uns implicará lunatismo, para alguns nefilibatismo e que para outros nada terá de mal. (A minha opinião a este respeito é retratada pelo histórico e magistral ensaio de Kirk "Chirping Sectaries").

De qualquer maneira, as comparações de Ron Paul com Reagan e Thatcher são abusivas - apesar de compreensíveis à luz da propaganda. No domínio da prática política - escapando, por um instante, à romantização das tiradas, frequentemente vaniloquentes, próprias da actividade - estão, temo bem, muito distantes.

Isso só é comprovável caso os apoiantes de Ron Paul aceitem debater o concreto, o real, ao invés de tudo resolver nos terrenos movediços da ideologia.

Assim, caro Hélder, gostaria de lhe lançar, também a si, este repto:

O grande tema do debate político norte-americano durante este ano foi a imigração - citando o próprio Ron Paul: "immigration may be the issue that decides the 2008 presidential election".

Assim, gostaria de lhe pedir - solicitação extensiva a qualquer outro dos apoiantes portugueses do congressista - um comentário à posição do congressista na discussão da CIRA S.2611 [ http://thomas.loc.gov/cgi-bin/bdquery/z?d109:S2611: ] e se terei alguma razão ao desconfiar que tivesse sido outro que não Ron Paul o autor de frases como "illegal immigrants simply increase the supply of labor in a community, which lowers wages" receberia dos apoiantes portugueses de Ron Paul, não apoio, passe o pleonasmo, mas mordaz chacota.

Helder Ferreira disse...

Caro quizzer,

Nem comigo concordo o tempo todo em todos os assuntos (já deixei de me falar durante uns tempos).

"illegal immigrants simply increase the supply of labor in a community, which lowers wages"

Claro que não é assim, mas se me der umas horas talvez poste alguma coisa sobre isso mais logo.

"De qualquer maneira, as comparações de Ron Paul com Reagan e Thatcher são abusivas - apesar de compreensíveis à luz da propaganda."

É verdade mas sabe tão como eu que já chegou a ser apresentado assim em debates. Esta comparação (fui eu que a fiz, não sei se era a intenção do AMN)serve para desvalorizar a ideia do "lunático".
Já "reaccionário" acho bem.

cumprimentos