8.10.07

Margaret Thatcher


Uma mulher demasiado convicta, demasiado convincente, demasiado imprópria para governar o Reino Unido em 1979; demasiado inflexível para lidar com os sindicatos mineiros, com a esquerda que dominava a imprensa; demasiado intolerante para com os marxistas que controlavam o partido trabalhista; demasiado firme para os conservadores moderados do partido que chefiava, mas suficientemente bem sucedida para que o Reino Unido seja hoje a quarta economia do mundo, Londres a capital financeira da Europa e os britânicos usufruam de um nível de vida incomparável e invejável em toda a Europa.

5 comentários:

Luís Aguiar Santos disse...

"This is not a question of right and left, but a question of right and wrong." - Ronnie the tortue

Mais a sério: a luta de Maggie não foi com os marxistas; foi com os sociais-democratas Labour e Tory.

Luís Aguiar Santos disse...

Melhor dito: a luta de Maggie foi com o consenso sensato e sem divisões de esquerda e direita assente na célebre frase "we are all keynesians now". Só nos países politicamente subdesenvolvidos como a França a luta era com o marxismo; em Inglaterra, a luta dela foi com Lord Keynes (que, economicamente, era o mentor de gente tão respeitável como Raymond Aron).

André Azevedo Alves disse...

A luta de Thatcher também foi com os marxistas.

Nos anos 1970 (hoje menos devido a Blair, mas ainda assim...), a influência marxista dentro do Labour era fortíssima.

Miguel Madeira disse...

"A luta de Thatcher também foi com os marxistas"

Acho que o AAAlves tem razão - nessa altura, muitas secções do Labour (juventude, Liverpool, alguns sindicatos) eram dominadas pelos trotskistas.

Luís Aguiar Santos disse...

Não foi a uma liderança marxista no Labour que Thatcher conquistou o poder em 1979; Callaghan era um moderado e um representante do "centrão" keynesiano que governava a Grã-Bretanha desde o fim da guerra. O Labour sempre teve uma ala esquerda ruidosa que só conseguiu conquistar o partido já depois de Thatcher o ter afastado da área do poder; foi essa radicalização (julgo que por volta de 1981) que levou à saída de alguns moderados que fundaram o SDP (e hoje estão nos LD) e permitiu a grande vitória conservadora de 1983 (também influenciada pela questão das Malvinas).

O que eu quis dizer foi que, em 1979 (sublinho em 1979), a guerra de Thatcher não era com a ala esquerda (marxista) do Labour, era com os "moderados" sociais-democratas e keynesianos de ambos os partidos.