10.10.07

Ron Paul solidamente Miseseano num debate político

Em si mesmo é um feito.

"If a bank does not expand circulation credit by issuing additional fiduciary media (either in the form of banknotes or in the form of deposit currency), it cann generate a boom even if it lowers the amount of interest charged below the rate of the unhampered market. It merely makes a gift to debtors. The inference to be drawn from the monetary cycle theory by those who want to prevent the recurrence of booms and of the subsequent depressions is not that the banks should not lower the rate of interest, but that they should abstain from credit expansion. Of course, credit expansion necessarily entails a temporary downward movement of market interest rates." Mises

Não é a taxa de juro mais baixa ou mais alta que pode impedir os ciclos económicos, mas sim o crescimento do crédito à custa da emissão monetária que beneficia em primeiro lugar quem o recebe e concede. Uma trasferência de rendimento por intervencionismo entre toda a economia e "Wall Street" (e a indústria de defesa) ... efeito de que nem mesmo os mais farejadores socialistas, marxistas detectam ou falam porque isso seria admitir a liberdade monetária (que resultará previsivelmente no uso generalizado de commoditie money, ouro/prata etc) e o fim do monopólio estatal do dinheiro (tão útil para monetizar a dívida pública).

Um liberal clássico. Falar a verdade sobre os efeitos do intervencionismo "doa a quem doer".

2 comentários:

Miguel Madeira disse...

"Uma trasferência de rendimento por intervencionismo entre toda a economia e "Wall Street" (e a indústria de defesa) ... efeito de que nem mesmo os mais farejadores socialistas, marxistas detectam ou falam"

Escrever qualquer coisa do género "a expansão da liquidez por parte do Estado é necessária para que o grande capital monopolista consiga manter os preços altos e assim a sobre-exploração do proletariado e mesmo dos sectores não-monopolistas do capital" serve? É que, se servir, nalguns panfletos marxistas dos anos 70 aparecia conversa dessa (bem, é melhor que não sirva, se não ainda começam para aí a acusá-los de "marxismo-liberalismo" ou coisa assim).

CN disse...

Então, deixaram é de falar....

Mas o efeito de redistribuição deve-se ao facto de os preços serem baixos por quem recebe os incrementos de massa monetária, porque a alta depreços não se transmite de forma uniforme e simultânea pela economia.