5.10.07

Uma velha história



"This certifies that: here have been deposited ... one hundred dollars in Gold Coin repayable to bearer on demand"

1. Fraude: Emitir Certificados Falsos para Condeder Crédito
2. Consequências: Ciclos Econonómicos, Inflação
3. Corrida ao Banco: Clientes percebem que existem mais Certificados do que Moedas
4. O grande evento: A Grande Depressão provocada pela grande expansão de Certificados Falsos que induziram a crescimento artificial do Investimento não sustentado por Poupança Real
5. Anteriores crises: Os Bancos embora desde muito cedo tivessem como prática a emissão de Certificados Falsos, a mera possibilidade de terem de enfrentar uma corrida aos depósitos fazia com que existisse uma contenção natural. Quando as crises surgiam, os piores bancos iam à falência, devolvendo as moedas aos depositantes num rácio proporcional à intensidade da fraude cometida. Por causa disso observava-se alguma deflação e ajustamento da produção mas passado algum tempo a crise passava.
6. Termo dos economistas para esta prática: "Reservas Parciais" (assim, só eles percebem)
7. Razão principal para o Grande Evento: A constituição do FED em 1913 (que surge como resposta a uma "crise" em 1907) e que vai permitir expandir o número de Certificados Falsos (sem corresponderem a moedas de ouro efectivamente detido) a níveis nunca até aí experimentado e a um nível nacional e global (quando antes, o que aconteciam eram crises localizadas)
8. Moral da História para a história de alguns: A culpa é do Padrão Ouro e do Capitalismo
9. A verdade: A emissão de Certificados Falsos fomenta o Crédito (antes como hoje) para investimento e os déficits do Estado, distorcendo a relação entre Poupança e Investimento.
10. Como acabou: Roosevelt por ordem executiva declara que é proibido ter Ouro (!!), que este deixa de ter curso legal (óbvio), obrigando a entregar o ouro contra "Notas" produzidas pelo Estado e que passam a ser o único meio legal de pagamento.
11. Keynes aparece com o seu misticismo-pseudo-ciência do milagre da multiplicação e toda (não toda: os Austriacos) a classe de conomistas e políticos compra (uns e outros têm interesse no assunto) a ideia de Salvação.
12. Não funciona: Inflação e Estagnação e Ciclos. Algum bom senso aparece nos BCs e diminuiem o grau da irracionalidade do sistema.
13. Mas os Ciclos continuam: ouve-se falar em Crédito Fàcil e ninguém vislumbra a sua origem.

Sem comentários: