13.11.07

Freedom Under Siege (11)

"Uma sociedade construída tendo por base os direitos individuais rejeita a ideia de que é função do Estado proteger o cidadão de si mesmo. O Governo não pode e não deve proteger-nos contra a “insensatez” das nossas próprias decisões. A liberdade é inviável a partir do momento em que o Governo assume o papel de regulador dos hábitos das pessoas, sejam eles comer, dormir, beber, fumar ou fazer exercício. A partir do momento em que o Governo acredite ter a obrigação de melhorar ou proteger fisicamente as pessoas, reivindicará poder fazê-lo económica e mentalmente. Isso conduzir-nos-á a uma sociedade arregimentada, hostil a todos aqueles que entenderem que as suas vidas e liberdades estão nas suas mãos. Os conservadores precisam de ser recordados de que a liberdade “civil” é inseparável da liberdade económica e aos progressistas há que dizer que a liberdade económica, segundo a Primeira Emenda, merece o mesmo tipo de protecção que a palavra escrita e falada. A regulação proteccionista, quer da actividade literária que comercial, seja qual for a razão para a mesma, está proibida numa sociedade livre. A fraude e a difamação são crimes que, sempre que provados pelos tribunais, devem ser punidos."

Freedom Under Siege, página 38

A propósito de regulação proteccionista (nos EUA), recomendo um excelente artigo na edição de 27 de Outubro do Economist.
Descreve mais um mercado livre (o da limagem de dentes de cavalo e o facto de descobrir que ela existe e porque existe só por si valeu a leitura do artigo) em vias de ser regulado no estado do Texas para benefício de uma minoria (a dos veterinários). O artigo serve de exemplo perfeito dos atentados à liberdade que sucessivamente se cometem, através do tráfico de influências e do lóbi político. E o Institute for Justice, um conjunto de litigantes que defende o mercado livre e combate o proteccionismo, apresentado no artigo, é mais uma excelente iniciativa, que bem mereceria ser clonada na Europa. Por último, este é mais uma prova da importância da campanha de Ron Paul e da propagação dos ideais de liberdade individual.

Sem comentários: