28.11.07

O alerta de Ron Paul

O artigo do Washington Post, que o Gabriel referiu ontem, chama a atenção para o ressurgimento dos ideais libertários na América. Que o sucesso da candidatura de Ron Paul não se deve unicamente à pessoa de Ron Paul, às suas qualidades intrínsecas, aos seus valores, à sua forma de estar mas, contrariamente ao que acontece a maioria das vezes, às suas ideias. Às suas ideias libertárias.

Com o decorrer dos anos, com a grande depressão dos anos 30 (que se deveu ao proteccionismo económico), os norte-americanos foram deixando, a pouco e pouco, que o Estado se intrometesse, primeiro na economia, depois na vida social e até nas suas vidas privadas. Este processo de constante intromissão foi lento, foi sentido, mas dificilmente apreendido e parece ter atingindo um limite, com a presente administração Bush, que a América não mais quer tolerar.

Ron Paul não vencerá qualquer primária republicana; Ron Paul não ganhará a nomeação pelo partido republicano; Ron Paul, com 72 anos, uma figura frágil e sem o dinamismo de McCain e a alegria de Reagan, não será presidente dos EUA. Mas deixou uma semente. Deixou o alerta. Que é possível defender um governo limitado, a liberdade individual em todas as esferas essenciais à vida das pessoas, como sejam o ensino, o direito à reforma, ao trabalho e por aí fora. Recordou os ideais que levaram tantos a se decidir ir viver para aquele país.

Tudo isto serão conjecturas a longo prazo. A breve trecho, e de grande importância, ficará por perceber como o GOP, que mais não fez nos últimos anos que um assalto ao orçamento federal, irá digerir as grandes divergências de fundo que se estão a fazer sentir.

1 comentário:

Ricardo G. Francisco disse...

André,

Só discordo da parte de Ron Paul não ter hipóteses...

Ou muito me engano ou vão haver surpresas.