13.12.07

Momento Ron Paulian do Papa II

Papa liberal:

"O seu erro [Marx] situa-se numa profundidade maior. Ele esqueceu que o homem permanece sempre homem. Esqueceu o homem e a sua liberdade. Esqueceu que a liberdade permanece sempre liberdade, inclusive para o mal. Pensava que, uma vez colocada em ordem a economia, tudo se arranjaria. O seu verdadeiro erro é o materialismo: de facto, o homem não é só o produto de condições económicas nem se pode curá-lo apenas do exterior criando condições económicas favoráveis." Spe Salvi (via mais um post pagão na Atlântico...[esta é para ter piada..."don´t get me wrong"])

Esta última: "o homem não é só o produto de condições económicas nem se pode curá-lo apenas do exterior criando condições económicas favoráveis"

... aplica-se a toda a social-democracia (de esquerda e direita)

2 comentários:

Géry disse...

Europeans can still donate to RON PAUL before 4-12-07 !!! See the next Blog.
http://europedonate4ronpaul.blogspot.com/

__/ __/ __/ __/ __/ __/ __/ __/ __/
PLEASE PASS THIS MESSAGE ON
__/ __/ __/ __/ __/ __/ __/ __/ __/

Joao Galamba disse...

Desculpe lá, mas o que o Papa escreveu só se aplica a utopias de esquerda que pretendam realizar o Céu na Terra, não vejo o que é que a social democracia tem a ver com isso.

Quem leu a encíclica de Bento XVI percebe há alguma proximidade entre as preocupações de Marx e pós-marxistas como Horkheimer e Adorno e as do Papa actual. Bento XVI elogia Marx, criticando-o por este tentar "superar" o catolicismo. Mas as afinidades entre os discursos do Papa e alguns pós-marxistas (mais do que o próprio mMarx) são óbvias.

Mais: a critica do Papa a individualismos radicais, afasta-o de qualquer liberalismo (a sua crítica ao protestantismo - tudo o que escreve sobre Kant, por exemplo - relaciona-se com esta temática).

Não sei se o Carlos, à semelhança de uma parte dos liberais portugueses, é um admirador de Ayn Rand, mas garanto-lhe que Bento XVI teria alguma dificuldade em encontrar nos escritos de Rand um traço que seja de humanismo