3.1.08

1º Dia da Verdade

Ao dia de hoje até as últimas sondagens colocam Ron Paul em terceiro no Iowa, embora muito longe de Romney e de Huckabee. Os especialistas assumem que este tipo de sondagens pode originar resultados muito longe da realidade em sistemas tipo "Caucus".

Existiram hoje mais de 1700 reuniões de republicanos no estado do Iowa. Quem quiser pode ir lá registar-se como republicano para participar nessa reunião. Durante a reunião existiram apresentações e palestras dos delegados de cada candidato. No final os participantes vão a votos. Quem votar em candidatos que tenham menos de 15% de votos podem mudar o sentido do seu voto.

Num sistema deste tipo, em que é difícil determinar quem de facto irá (aberto a todos e no meio do Inverno de Iowa), em que existem muitas mudanças de sentido de voto durante a reunião e em que candidatos com pouca expressão vêm os seus eleitores a transferirem votos para outros candidatos, poucos se atreveriam a apostar no resultado final de Ron Paul.

Hoje é o primeiro dia da verdade. Sou dos que acredita que as sondagens não transmitem o peso real de Ron Paul. Mesmo assim, dado o sistema de transferência de votos, quem deve fazer transitar apoiantes de Giuliani e Mccain para Romney, Huckabee ou Thompson, acredito que Ron Paul aparecerá apenas em terceiro lugar. Não prevejo nem aposto, simplesmente acredito. Vamos ver ao final do dia. Afinal, hoje é o primeiro dia da verdade, o primeiro dia em que os eleitores de Iowa vão votar.

2 comentários:

Miguel Madeira disse...

"Quem votar em candidatos que tenham menos de 15% de votos podem mudar o sentido do seu voto. "

Isso não é só nos Democratas?

Ricardo G. Francisco disse...

Miguel Madeira,

Li essa regra de uma fonte secundária. Vou confirmar.