18.1.08

César terá dito mais ou menos isso

...quando chega da Gália (e onde impôs a "civilização" sobre as tribos gaulesas que se recusavam a ser "civilizacionadas") e atravessa o rio em direcção a Roma pondo a República no caminho do Império.

Na Atlântico: "Big Mac: No início dos anos 80 John McCain concorria pela primeira vez pelo Arizona a um cargo político: a Câmara dos Representantes. Questionado pelos seus adversários no partido republicano (Jim Mack, Donna Carlson, Ray Russel) sobre o facto de nunca ter tido qualquer ligação ao Arizona, “Big Mac” disse apenas isto: Servi 22 anos na Marinha, o meu pai serviu a vida inteira, o meu avô também. No serviço militar passamos a vida a mudar de casa, vivemos em todos os recantos do país, nos mais diferentes locais do mundo. Gostava de ter tido o privilégio de, como vocês, ter vivido toda vida num local tão agradável como Phoenix, mas estive a fazer outras coisas. Aliás, pensando bem, o lugar onde vivi mais anos na minha vida foi numa prisão em Hanói.”

Agora, existe quem se sinta galvanizado (o fascismo tinha um jeito especial em tirar partido deste fascínio) com grandes oratórias sobre participações em guerras (no caso, bombardeamentos com Napalm numa guerra onde terão morrido pelo menos um bom milhão de civis para serem salvos de si próprios) a milhares de Km do território nacional, e existe quem detecte certos sinais sempre repetidos pela História fora. César tinha o afecto popular, para além de militar procedeu a reformas curiosas como introduzir de certa forma, "imigrantes" no Senado e cidadania, mexeu em previlégios da aristocracia, distribuiu terras, etc.

Nessa altura existiu que se tenha oposto, César até foi magnânime depois de se impôr, até pareceu um mal menor. Irónicamente é o seu assassínio para salvar a República que põe em marcha o Império. É sempre uma questão de se ir subindo pequenos patamares de predisposição dadas as boas intenções reveladas, e depois alguns acontecimentos inesperados e "unintended consequences", mal entendidos e ambições pessoais, apelos à segurança e ao papel indespensável ... e de repente a história acelera. Em direcção a quê não se sabe, mas nunca é coisa boa para quem estar descansado e soberano na sua individualidade, família e comunidade. Pelo contrário, passará a sua tranquilidade a estar ao sabor dos ventos e tempestades dos grandes desígnios.

Sem comentários: