14.1.08

Monarquias absolutas

"UAE a Model Muslim State, Says Bush" - "The United Arab Emirates has shown the world a model Muslim state that is tolerant toward its people and other faiths".

As repúblicas são as fascistas (ex-Iraque, Síria, Egipto). O Irão é tipo demo-teocracia que com alguma amenização a componente "demo" poderá ganhar força com o tempo. O Afeganistão puramente tribal/clã. Nação sem Estado. O que revela um pouco algum absurdo da presença por lá. Mais vale deixá-los com os problemas deles. Como na Somália. Perseguir Bin Laden e AlQaeda devia ser um assunto de honra, misturar e combater nacionalistas tribais e no mesmo saco é outra que apenas dissemina problemas.

Mas o capitalismo islâmico reside nas monarquias absolutas onde o petróleo é um negócio de família (e foi esse negócio que foi protegido no Golfo I), que aos poucos, devagarinho lá vão adaptando-se. Umas em grande velocidade para se tornarem já muito menos dependentes do petróleo. Uma espécie de novos comerciantes-mercadores árabes como sempre existiram. Uma esperança para toda a região. Uma guerra ainda mais alargada na região poderia destruir essa esperança.

Sem comentários: