29.10.07

Por falar em disparates, conversemos sobre o défice

'The world is what it is'. Gosto muito desta frase com que V. S. Naipaul inicia o seu A Bend in the River. E depois continua: 'Men who are nothing, who allow themselves to become nothing, have no place in it'. Brilhante, sereno, simples e implacavelmente cruel.

O mundo é o que é. Ron Paul propõe a saída da NATO, o que é um erro. não deixa, no entanto, de ser uma opinião fundamentada e de ter, por isso mesmo, o seu valor. Desistir das nossas opiniões, apenas porque alguém as pode considerar ridículas é para os pobres de espírito, para os que querem ser nada. Temos aqui um ponto a favor de Ron Paul.

Analisemos agora Ron Paul de outro ponto de vista, já mencionado pelo Carlos Novais: A queda do dólar e os défices abissais, que são fruto das erradas políticas da Administração Bush, a que se junta a indisciplina fiscal que marcou os últimos 7 anos. Se formos por este caminho, concluímos que o desastre vai ser brutal, as dificuldades imensas, o próximo presidente vai ter uma administração hipotecada e, no entanto, Bush foi presidente dois mandatos, os EUA são ainda a grande potência mundial e têm força para dar a volta. Se o que Ron Paul diz da NATO pode ser um disparate, o que Bush fez com o excedente orçamental herdado de Clinton, foi pior que um disparate. Sucede que, enquanto o segundo chegou a presidente, o primeiro apenas traz ideias, boas ideias para o debate.

The world is what it is.

Sem comentários: